Aprendizagem
Aquisição ou mudança relativamente estável e duradoira do comportamento e/ou do conhecimento, devido à experiência, ao treino ou ao estudo e com uma função adaptativa relativamente ao meio e às suas mudanças
Processos de Aprendizagem
- Aprendizagem por habituação
- Consiste na diminuição da tendência para responder a estímulos que se tornam familiares, devido à exposição sucessiva aos mesmos;
- Aprendemos a ignorar estímulos conhecidos, não portadores de informação nova, o que aumenta a nossa capacidade de adaptação a outras aprendizagens que possam surgir.
- Aprendizagem associativa
§ Condicionamento Clássico ou Respondente
- Defendido por Ivan Palov, que afirmava que a aprendizagem resulta de associações entre estímulos e respostas;
Estimulo | - Qualquer elemento do meio que produz efeito sobre o organismo; - Provoca uma reacção, uma alteração no comportamento. |
Resposta | - Qualquer actividade do organismo que se segue ao estimulo; - Pode ser um movimento, uma secreção glandular, um pensamento, uma emoção. |
- Conceitos desenvolvidos por Palov
Estimulo Neutro | - Estimulo que, antes do condicionamento, não produz a resposta desejada. Ex. o som da campainha |
Estimulo não condicionado ou Incondicionado | - Estimulo que desencadeia uma resposta não aprendida. Ex. a carne |
Resposta Incondicionada | - Resposta inata, não aprendida. Ex. salivar com o cheiro da carne |
Estimulo Condicionado | - Estimulo neutro que, associado ao estímulo incondicionado, passa a provocar uma resposta semelhante à desencadeada pelo estímulo incondicionado. Ex. o som, depois de associado à carne, passa por si só a provocar a salivação |
Resposta Condicionada | - Resposta que, depois do condicionamento, se segue ao estimulo que antes era neutro. Ex. salivar quando ouve o som da campainha |
§ Condicionamento Operante ou Instrumental
- Estudado por Thorndike e Skinner, que vão afirmar a existência de uma aprendizagem mais complexa.
- Na sequência das suas experiências Thorndike enunciou a Lei do Efeito: uma resposta seguida de um reforço positivo tem mais probabilidade de ocorrer.
- Conceitos:
Reforço | - Estimulo que, por trazer consequências positivas, aumenta a probabilidade de uma resposta ocorrer. - O reforço pode ser positivo ou negativo. |
Reforço Positivo | - Estimulo que tem consequências positivas e agradáveis e que se segue a um dado comportamento. - O animal faz alguma coisa com a finalidade de obter algo agradável |
Reforço Negativo | - O sujeito evita uma situação dolorosa se se comportar de determinado modo. - É a eliminação do estímulo que permite evitara situação dolorosa. - O animal faz alguma coisa para evitar algo desagradável |
Ambos os tipos de reforço tem como objectivo fortalecer e aumentar a ocorrência de um comportamento. Ambos aumentam a probabilidade de a resposta ocorrer. |
DIFERENÇAS ENTRE O CONDICIONAMENTO CLASSICO E OPERANTE
Condicionamento Clássico | Tipo de aprendizagem em que um organismo aprende a responder a um estímulo neutro que antes não produzia essa resposta. Resulta da associação de dois estímulos. |
Condicionamento Operante | Tipo de aprendizagem que ocorre quando o organismo aprende a associar o comportamento com as consequências que resultam desse comportamento. |
Condicionamento Clássico | Condicionamento Operante | |
Estímulos | Associação entre estímulos neutros e incondicionados | O comportamento é acompanhado de consequências positivas |
Natureza / Tipo de Resposta | Reflexos, respostas automáticas e involuntárias | Comportamentos aprendidos, adquiridos Respostas voluntárias |
Papel do Sujeito | Passivo O comportamento do sujeito é mecânico | Activo O sujeito opera para obter satisfação e evitar a dor |
Tipo de aprendizagem | A aprendizagem faz-se por associação de estímulos | A aprendizagem faz-se por reforço |
Relação entre resposta e reforço | O reforço precede a resposta Reforço independente da resposta | O reforço segue a resposta Reforço dependente da resposta |
PRINCIPIOS INERENTES AO CONDICIONAMENTO CLASSICO E OPERANTE
Aquisição | Processo pelo qual a resposta condicionada é aprendida pela associação entre o estímulo condicionado e o estimulo incondicionado. |
Extinção | Fenómeno que consiste na eliminação da resposta condicionada quando o estimulo condicionado é repetidamente apresentado sem o estimulo incondicionado. |
Recuperação Espontânea | Fenómeno que consiste no aparecimento temporário de uma resposta que tinha sido extinta, após um período de tempo. |
Generalização do Estimulo | Processo de alargamento da resposta aprendida a novos estímulos que se assemelham ao estimulo inicialmente usado no treino. |
Discriminação | Processo que consiste em responder diferencialmente a estímulos que apresentam certo grau de semelhança entre si. |
- Aprendizagem por observação e imitação
- A aprendizagem por observação e por imitação, também designada por aprendizagem social ou aprendizagem por modelação, foi estudada pelo investigador Albert Bandura.
- Bandura constatou que a experiência dos outros poderia conduzir à aquisição de novos comportamentos, que eram assim adquiridos a partir da observação e imitação de um modelo.
- Bandura sublinha a importância do reforço, distinguindo reforço directo e reforço vicariante:
* Reforço directo – a seguir ao comportamento desejado o sujeito é reforçado
Ex. A criança pega bem no lápis e quando começa a escrever ouve um elogio, está a ser reforçada;
* Reforço vicariante ou indirecto – o reforço é recebido pelo modelo
Ex. A criança observa que uma outra pessoa por ter determinado comportamento é elogiada, é recompensada, então este facto estimula-a a imitar esse comportamento.
- Factores que influenciam a aprendizagem social:
Þ Características do modelo:
- Proximidade afectiva do modelo
- O género, idade e o estatuto
Þ Atenção: a aprendizagem por modelação depende do nível de concentração e de atenção com que o comportamento do modelo observado.
Þ Motivação: quanto mais interessado o sujeito estiver em aprender, melhor observará e imitará o modelo integrando o novo comportamento.
FACTORES DE APRENDIZAGEM
Motivação
- A aprendizagem é mais clara e mais eficaz quando estamos interessados por um determinado assunto ou tema.
Os conhecimentos anteriores
- Os conhecimentos anteriores servem de base a novas aprendizagens;
- São facilitadores de novas aprendizagens
A quantidade de informação
- A nossa capacidade de aprender novas informações é limitada, por isso é necessários proceder a uma selecção da informação relevante, organizando-a de modo a poder ser gerida em termos de aprendizagem.
A diversidade das actividades
- Quanto mais diversificadas forem as abordagens a um tema, quanto mais diferenciadas forem as tarefas, maior é a motivação e a concentração e melhor decorre a aprendizagem.
A planificação e a organização
- A definição clara de objectivos, a selecção de estratégias, é essencial para uma aprendizagem bem – sucedida.
- A planificação e organização promovem o controlo dos processos de aprendizagem.
A cooperação
- Determinados tipos de aprendizagem são mais bem resolvidos e a aprendizagem é mais eficaz se trabalharmos de forma cooperativa.
- A cooperação possibilita a resolução de problemas complexos de forma mais eficaz.
Importância da aprendizagem
- É a aprendizagem que nos permite adquirir os diversos modos de agir e de reagir e de alterar os nossos comportamentos para nos adaptarmos a novas circunstancias que, inevitavelmente, enfrentamos num mundo em constante mutuação;
- É processo cognitivo de nos permite adquirir o estatuto de verdadeiros seres humanos;
- Pela aprendizagem adquirimos saberes, saber fazer, saber estar, saber ser.
- É a aprendizagem que determina o nosso pensamento, a nossa linguagem, as motivações e as atitudes, a personalidade.